COMUNICAÇÃO SOCIAL NO GEAE

Ações consolidam o trabalho no ano de 2016

Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura.” JESUS (Marcos, 16:15).

O Departamento de Comunicação (DCOM) é uma das divisões de trabalho mais nova do GEAE. Foi criado há cerca três anos tendo como objetivo planejar, coordenar e promover a divulgação dos trabalhos da instituição por meio de diferentes meios de comunicação: verbal, escrito, artístico, virtual e outros; levando em consideração os públicos internos e externos ao movimento espírita ou da sociedade em geral, com o propósito de informar, esclarecer e consolar.

Toda ação de Comunicação Social Espírita, independentemente de sua forma de expressão e do público a que se destine deve refletir o amor e a verdade que estão contidos na Doutrina Espírita e deve caracterizar–se pelo propósito prioritário de promover o espiritismo, sua mensagem, seus princípios e seus benefícios, sem a preocupação de destaque para a pessoa que a promove.  “É necessário que Ele cresça e que eu diminua. ” (João Batista— João, 3:30).

Com esse mote, no ano de 2016 a DCOM, por meio dos seus colaboradores, atingiu todos objetivos propostos pela diretoria, entre os principais: a criação do Clube do Livro, divulgação das ações sociais, beneficentes, culturais para a comunidade local e o melhoramento da comunicação interna entre o público e departamentos do GEAE.

Foi um ano desafiador, com mais de 250 publicações afixadas em murais e/ou divulgadas nos mailings, internet e redes sociais.  A DCOM realizou o estudo de marca implantando nova papelaria e logomarca da instituição em comemoração ao jubileu de prata do GEAE.  Fortaleceu o canal “falecom”, proporcionando uma melhor interação público/departamento. O Canal chega a receber 600 mensagens por mês vindas de diversos estados do País e também do Exterior, solicitando informações, auxílio fraterno, socorro espiritual ou simplesmente preces.

Além dos canais de comunicação, integramos as coordenações de recepção, boas vindas, livraria, biblioteca, divulgação, marketing, jornalismo e ainda fortalecemos os vínculos federativos, coletando os materiais, contribuindo com a unificação do movimento Espírita através da divulgação de suas atividades.

Na área de jornalismo, além das publicações mensais para o boletim informativo, as matérias produzidas em nossa Casa tiveram mais de 1 milhão de acessos (fonte: Google Analytics), movimentando em diversos momentos as redes sociais. Um exemplo, foi a matéria-entrevista “Desencarne Coletivo é Parte do Processo de Regeneração”, de produção da nossa redação, com mais de 85 mil curtidas e compartilhadas somente na Fanpage— página de fãs específica dentro do Facebook— demonstrado o interesse dos internautas na busca de informações consoladora e esclarecedora da doutrina.  Não paramos por aqui, temos outro ano desafiador pela frente, consolidando as ações de 2016 e criando novos objetivos no ano de 2017, entre elas a construção do novo espaço convivência do GEAE.

A DCOM, por ser uma área meio, trabalha também sob demanda do público, departamentos e da diretoria administrativa. Necessitando, para tanto, que os seus quadros sejam permanentemente preenchidos por novos colaborares, seja na recepção, divulgação, livraria, atendentes ou nas áreas de marketing, publicidade e jornalismo.  Convidamos  você, leitor, a fazer parte deste time , conforme o convite Emmanuel: “…o Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de Caridade – A Caridade da sua Própria Divulgação. ”  (Estude e viva, cap. 40, FEB).

 

Receba o boletim informativo do GEAE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo