Culpa, ressentimento e remorso são dores de consciência que podem causar doenças psicossomáticas

A dificuldade de se lidar com a culpa, ressentimento e remorso quando esses sentimentos não são compreendidos pode levar o indivíduo a angústia, raiva, tristeza, ansiedade, depressão e inclusive a doenças psicossomáticas. Nessa quinta-feira (6), o Projeto Ressignificar vai se voltar a esse tema em encontro agendado às 20h no Grupo Espírita Abrigo da Esperança (Geae) na Quadra Especial 40, Área Especial 6 A, Lote 4, no Guará 2.

O facilitador do Projeto Ressignifcar, Natan Servo, analisa que os problemas derivam da não assimilação do sentimento que vem depois das ações, pois nesse caso ele pode se multiplicar, se tornando difícil de ser reparado.

“Precisamos nos compreender, entender o que acontece conosco, pois só assim sairemos do automático, do padrão nocivo. A dor não é uma inimiga, mas uma oportunidade de conhecimento, de entendimento de nós mesmos, propiciando uma melhoria real de nosso ser”, comenta Natan Servo.

Do ponto de vista da Doutrina Espírita uma das referências para assuntos dessa natureza são as obras de Joanna de Ângelis. A autora espiritual, cujos livros são psicografados pelo médium Divaldo Franco, reflete que por meio da culpa somos manipulados consciente ou inconsciente por outras pessoas e crenças religiosas por causa das nossas atitudes sociais.

Joana de Ângelis no livro Momentos de Meditação afirma que a culpa se encontra insculpida nos alicerces do espírito e manifesta-se em expressão consciente ou através de complexos mecanismos de autopunição inconsciente.
Suas raízes podem estar fixadas no pretérito – erros e crimes ocultos que não foram justiçados – ou em passado próximo, nas ações da extravagância e da delinquência.

Serviço:
Projeto Ressignificar: Culpa, ressentimento e remorso
Dia 6 de outubro – quinta-feira
Horário – 20h
GEAE: Quadra Especial 40, Área Especial 6 A, Lote 4, no Guará 2
Mais informações: Fone – 99213-8210

Receba o boletim informativo do GEAE

Artigos relacionados

Deixe seus comentários

Botão Voltar ao topo