PASSO DECISIVO, ALFABETIZAÇÃO É CELEBRADA EM SETEMBRO
Melhorar a formação de crianças é atividade estratégica no GEAE, com o Projeto Aprender
Da Redação
A educação, se bem compreendida, é a chave do progresso moral. A frase, atribuída a Allan Kardec, guarda nexo profundo com o caráter estratégico da educação do indivíduo nas suas diversas vertentes. Passo inicial e decisivo do processo educacional, a alfabetização ainda é um desafio no Brasil. Esse é um tema relevante e permanente na agenda brasileira e mundial, incluído entre as prioridades da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); que fixaram em 08 de setembro o Dia Mundial da Alfabetização para fomentar sua disseminação e importância. “A alfabetização desenvolve no indivíduo o sentimento de pertencimento, de adequação. Atribui poder àqueles que antes se encontravam à margem da sociedade, desenvolvendo senso crítico e ampliando o senso de responsabilidade”, diz Flavia Paiva Barbosa, presidente do Grupo Espírita Abrigo da Esperança (GEAE).
Pesquisa realizada pela ONU aponta que 781 milhões de adultos em todo o mundo não sabem ler, escrever ou contar; e cerca de 250 milhões de crianças são consideradas analfabetas funcionais. No Brasil, a taxa de analfabetismo entre brasileiros com 15 anos ou mais vem caindo lentamente: em 2014 foi estimada em 8,3%, o equivalente a 13,2 milhões de pessoas, pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em quatro meses de atuação, ela observa que as crianças têm as mesmas dificuldades apontadas nas estatísticas: decodificam as palavras, mas têm grande dificuldade para compreender aquilo que leram. “Uma das soluções para tornar a alfabetização mais atraente é ler junto com as crianças. Para isso, criamos o Cantinho da Leitura, para despertar nelas os sonhos e o interesse pela leitura”, comenta a pedagoga. Presidente do GEAE, Flavia destaca a baixa autoestima como outro dos desafios. “Percebemos que a formação das crianças apresenta grandes deficiências, decorrentes de uma série de fatores, inclusive a realidade social na qual estão inseridas”, afirma. “A maioria delas apresentava um quadro de baixa autoestima, que tem sido trabalhado, trazendo ótimos resultados”.
O Projeto Aprender é uma das prioridades do GEAE,. “A doutrina espírita tem por objetivo fundamental a libertação. Educar é oferecer alguns dos instrumentos necessários para alcançar essa liberdade”, diz Flavia. “É dever das Casas Espíritas contribuir para o desenvolvimento e a realização do ser humano”, endossa Lílian.