“SEJAMOS GRATOS PARA SERMOS MELHORES”.

Dia da Gratidão alerta para os benefícios de reconhecer e agradecer pela vida, mesmo nos momentos difíceis

Passada a onda de amor e esperança trazida pela celebração do Natal e do Ano Novo, o mês de janeiro recoloca a rotina e abre o novo ciclo com a primeira data comemorativa de 2017: o Dia da Gratidão. Celebrado no dia 06 de janeiro, Dia de Reis na tradição cristã, o Dia da Gratidão foi pensado como estímulo para as pessoas reconhecerem as dádivas, conquistas e agradecer pela vida. Abordado em profundidade na doutrina espírita, a gratidão é um sentimento poderoso, que pode mudar a vida daquele que o cultiva e favorecer o desenvolvimento humano e espiritual. “A gratidão é um conjunto de vários sentimentos: amor, ternura, amizade. É o reconhecimento de que não somos os únicos responsáveis pela nossa própria condição”, diz André Campos, trabalhador do Grupo Espírita Abrigo da Esperança (GEAE). “Ser grato é reconhecer que outras pessoas participaram na construção de nossa vida. Um pouco de humildade, que obriga a adotar o outro como parte de nossa alegria”.

Orador espírita e coordenador do Grupo de Apoio Joanna de Ângelis, ele esclarece a importância de exercitamos a gratidão no dia a dia, como parte do desenvolvimento pessoal. Segundo ele, a doutrina indica que o ato de agradecer por todas as oportunidades, incluídas as dores, é característica daqueles que já despertaram para os compromissos espirituais. Citando Emmanuel, no livro Material de Construção, André lembra que “a dor é um constante convite da vida, a fim de que aceitemos uma entrevista com Deus” e afirma que mesmo as experiências ruins são uma oportunidade de crescimento espiritual. “Por mais contrariados que possamos nos sentir, devemos ser gratos por essas lutas que nos fazem vencer as nossas imperfeições. Somos espíritos imortais aprendendo a importância de disciplinar os nossos pensamentos e emoções”, avisa.

Estimular esse sentimento é um dos focos do trabalho desenvolvido no Grupo de Apoio Joanna de Ângelis, criado em 2016 para refletir sobre o Espiritismo e suas profundas implicações psicológicas, estimulando o autoconhecimento e a autotransformação de seus frequentadores. “Importante salientar que não é apenas um grupo de estudos, mas uma oficina da alma aonde através de práticas respiratórias, meditação e visualização, buscamos mergulhar ao encontro dessa essência Divina que jaz em nossos corações”, diz André. As reuniões acontecem nas noites de quarta-feira.

“Sou muito grata por todas as oportunidades que me foram dadas e a todos os obstáculos que estiveram em meus caminhos para eu poder analisar e reconsiderar pontos que mereciam atenção em minha evolução”, diz Cristiana Rodrigues, trabalhadora do GEAE. “Utilizo a gratidão como chave de acesso ao amor maior, pois o caminho da felicidade não é fora, ele é dentro, porque nós somos o nosso próprio caminho”, acrescenta, destacando ter conquistado avanços ao frequentar o Grupo de Apoio. A mentora abordou o tema gratidão em sua vasta obra, psicografada por Divaldo Pereira Franco, e tornou-se referência na literatura espírita – este e outros sentimentos são abordados nos livros da chamada série psicológica, de Joanna.

HUMILDADE E CARIDADE – A doutrina espírita estabelece que o homem se aprimora a cada reencarnação, acumulando experiências destinadas a corrigir suas faltas e reaproxima-lo de Deus. A gratidão é uma das ferramentas desse processo. “Quem é grato se torna uma pessoa melhor, atrai o que há de melhor e recebe o que há de melhor”, avisa André. Segundo ele, mesmo nos momentos de dificuldade e frustração exercitar a gratidão é possível e importante. “A gratidão, devidamente expressada, gera o sentimento de paz, de alegria, de esperança”. A gratidão, segundo Joanna de Ângelis, é o resultado do amadurecimento psicológico do indivíduo.

André relata resultado de estudo realizado pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, indicando que o fator mais importante na busca da felicidade é a gratidão. “Não porque nos tornamos mais felizes ao expressar nossa gratidão pelas coisas que normalmente não notamos, mas porque ao notar essas coisas, ao agradecer por elas, percebemos o quanto já somos felizes”, explica. Segundo ele, quando nos tornamos agradecidos criamos uma perspectiva mais próxima daquela demonstrada pelos espíritos superiores. “A gratidão anda sempre de mãos dadas com a esperança, com a fé e com a caridade; é uma das formas mais eficazes para percebermos, de fato, a presença constante de Deus em nossas vidas”, acrescenta o orador.

“A gratidão é um sentimento que, se praticarmos um pouquinho no dia-a-dia, a mudança será pequena; se praticarmos muito todos os dias, nossa vida mudará drasticamente. Pela minha experiência e vivências, cada vez mais percebo que a gratidão é a melhor sensação do mundo”, concorda João Vieira, trabalhador do GEAE. “Quem é grato vê o mundo de forma diferente”, afirma. Voluntário da Casa, Carlos Júlio Viana comenta que a energia gerada pelo sentimento de gratidão está no topo da escala vibracional humana, com impacto decisivo na harmonização dos ambientes, na realização das tarefas do dia a dia, no relacionamento entre as pessoas e mesmo no momento da prece.

Ele concorda que a gratidão combina com a fé. “Quanto mais gratidão você tem, com fé, mais energia elevada você atrai”, diz. No seu dia a dia, conta, agradece mesmo as coisas negativas, para anular o sentimento ruim que eventualmente possa experimentar. “Busco para cada coisa ou problema, elementos que sejam positivos e agradeço por eles, mesmo porque nos são dados à medida do nosso merecimento e da nossa necessidade”. Para estimular o leitor, André Campos separou trecho de palestra proferida por Divaldo Pereira Franco:

[…]Aprendemos que gratidão é retribuição, mas na Psicologia da Gratidão esse sentimento é muito mais profundo, é um estado de espírito que eleva a pessoa à plenitude, à alegria de viver, a não apenas retribuir aquilo que recebe, mas a dar muito além ademais de tudo aquilo que haja recebido”.

 

 

Receba o boletim informativo do GEAE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo